Patrono -A A +A

Doutor Duarte Toubarro

Obteve a Licenciatura em Biologia com especialização em Biotecnologia em 2002, pela Universidade dos Açores, tendo obtido o Doutoramento em Biologia com especialização em Bioquímica, pela mesma Universidade em 2010.

Duarte Toubarro é investigador do Centro de Biotecnologia dos Açores e membro integrado do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, com interesse científico na valorização de recursos genéticos endógenos para o desenvolvimento de novos produtos e processos. É investigador responsável e co-responsável por vários projetos de investigação e projetos de transferência de tecnologia para empresas.

Duarte Toubarro é autor de capítulos de livros e de várias publicações em revistas internacionais nas áreas de Microbiologia, Biotecnologia e Bioquímica Aplicada e o impacto científico de seu trabalho resultou em mais de 500 citações em revistas internacionais. Foi premiado com várias bolsas de curta duração EMBO, FLAD e ISEV, integra o comité científico da Rede Portuguesa de Vesículas Extracelulares (PNEV) e integra a plataforma PT-OPENSCREEN que agrega os principais centros de investigação portugueses nas áreas da química e da biologia.

No decurso do trabalho de investigação tem estabelecido importantes colaborações com centros de investigação nacionais e internacionais no âmbito da valorização dos recursos genéticos e da transferência de tecnologia. Tem promovido e participado em várias ações com vista a estabelecer relações entre ciência/ tecnologia/ sociedade, tais como diversos projetos científicos com empresas locais, workshops científicos, mini-cursos para escolas do ensino secundário e em várias conferências de divulgação de ciência.

Foi nomeado coordenador científico do Observatório Microbiano dos Açores – OMIC focando a biodiversidade e a ecologia microbiana, com particular atenção para os ecossistemas resultantes de vulcanismo secundário presentes nos Açores.