Fotossíntese Bacteriana -A A +A

Qui, 03/21/2024 - 10:00

A fotossíntese é um processo pelo qual os organismos fototróficos convertem energia solar em energia química utilizando-a para realização da síntese de compostos orgânicos, como açúcares, a partir de dióxido de carbono e água.

A fotossíntese não se cinge apenas às plantas: algas e algumas bactérias também realizam este processo. No que respeita à fotossíntese bacteriana, destacam-se as cianobactérias que, segundo registos fósseis, terão surgido há 3,5 bilhões de anos atrás, o que revela que possam ter sido as primeiras formas de vida na Terra a realizar a fotossíntese e, possivelmente, as responsáveis pela acumulação de oxigénio na atmosfera primitiva do planeta.

No 21 de março assinala-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas. No âmbito da celebração destas efemérides, o OMIC promove o evento “Fotossíntese Bacteriana” das 10h00 às 17h00, com a realização de atividades experimentais para grupos de educação, com o objetivo de relacionar o processo autotrófico de obtenção de energia das bactérias com o das plantas, com especial ênfase em Cianobactérias termais, enfatizando o contributo destes microrganismos na manutenção de oxigénio na atmosfera. 

A participação neste evento, destinado a grupos de educação, é gratuita mediante pré-marcação.